Número total de visualizações de páginas

domingo, 29 de setembro de 2013

A EXPECTATIVA



A expectativa é irmã chegada da esperança.

A expectativa baseia-se em supostas possibilidades, desenvolvimentos futuros, em pressupostos que apontam em direcções imaginárias. Observamos os seres, as situações, às vezes um pequeno detalhe e…esperamos.
O que esperamos é sempre fruto do que somos. E do que nos falta.

Possuidora de uma imaginação fértil, fui sempre sensível ao que nos outros me toca e criei, assim,  na vida variadíssimas expectativas enquanto achava que estava só a viver o momento e a corresponder-lhe.
Não é assim. Aprendi, contudo, a controlar as minhas projecções imaginativas quando algo ou alguém me chama a atenção, quando sinto identidade de alma ou qualquer tipo de sintonia.
A expectativa tem, em geral, pouca sustentabilidade e, frequentemente, tem mais a ver connosco do que com o outro.  Resulta amiúde de algum vazio interior, de partes do nosso ser que sentimos incompreendidas ou não realizadas. O facto de determinada corda em nós se sentir tocada, abre em nós irracionalmente, uma ogiva para o sol que pode ser ilusória. Em geral, é assim.

Alguém comentou que o desejo é o outro irmão da expectativa.



O desejo está intimamente ligado com aquilo que se espera, por nos faltar. A expectativa, se alimentada febrilmente (como é muitas vezes o caso), dá origem ao desejo de que algo específico ocorra. E aí se apresenta a grande armadilha, pois que o desejo é interior à pessoa, aquilo que ele propõe não faz parte da chamada realidade antes é resultado de uma carência pessoal, portanto, das fabricações de cada um. Poder-se-á argumentar que por vezes o desejo  viaja de forma recíproca, ou seja, de quem deseja para o desejado e vice-versa. Assim é, mas muita dor e decepção se evitariam se, em vez de nos fixarmos no objecto desejado, a nossa atenção fosse investida de modo estóico no fluir da própria vida, numa attitude de aceitação e de confiança em que “o que está escrito nas estrelas” buscará a sua descida à matéria, independentemente dos nossos desejos pessoais.

Mas, então, que fazer, quando um timbre mais fino capta a nossa atenção ou a beleza de um gesto, de uma inteligência, enfim de um canto pessoal, nos causa uma alegria inesperada?
A minha já longa vida ensinou-me a viver com a tranquilidade possível cada momento, desconstruindo como posso a inevitável expectativa que sempre se vai formando. As suposições centradas no futuro carecem em geral de realismo e são o trampolim mais certo para a decepção. Assentam nas nossas previsões do comportamento dos demais, muitas vezes das suas características que apenas mal vislumbrámos.
A fim de combater a sinistra tendência para criar expectativas, sinto que o ser humano tem de habitar a serenidade e resumir-se à única expectativa legítima: a de si mesmo.
Respeitar o espaço de manobra do outro, o seu canto e o seu ritmo, sem julgamentos.
Aguardar o timing certo para cada coisa na vida.
Não esperar nada de ninguém.
Preservar a fluidez da interioridade para que os mortíferos e sufocantes véus da inquietação e da angústia não baixem a sua dança de morte em vida.

Não há nada a esperar fora de nós.
Mas admitamos que, se acaso uma luz afim ilumina, ainda que brevemente, um troço do nosso caminho, a alegria e o consolo são incomensuráveis!

4 comentários:

  1. Uma breve mas admirável reflexão sobre um tema deveras pertinente e mais do que nunca tão actual. Gostei imenso desta leitura nocturna. Uma tranquila noite, em despojamento .
    Abraço
    Vi Cardoso Lopes

    ResponderEliminar
  2. Muito grata, Vi, pela ressonância que a minha reflexão encontrou em si.
    Também para si, uma noite em paz e serenidade.
    Um abraço
    Mariana

    ResponderEliminar
  3. Preservar a fluidez da interioridade para que os mortíferos e sufocantes véus da inquietação e da angústia não baixem a sua dança de morte em vida.

    Esta é a nossa maior vitória, preservar a fluidez, e a nossa derrota, sermos sufocados pelos nossos próprios véus.
    Este foi o parágrafo que me tocou profundamente, pq esta luta interna ao nível de consciência é a nossa maior batalha, travada todo dia, até aprendermos a fluir como uma chama ao sabor do vento.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou de acordo, Anna.
      Uma aprendizagem muito difícil, sempre com novos aspectos...
      Muito obrigado por este comentário profundo que tiveste a gentileza de aqui deixar. É muito importante para quem escreve receber este feedback.

      Um abraço, amiga
      Mariana

      Eliminar